01/03/2010

[Review e download] A Conquista - PG


Falar do trabalho do PG é sempre empolgante para mim. Não escondo de ninguém o quanto sou fã do cantor, por misturar elementos que eu gosto em música cristã em um único disco: letras edificantes e um ritmo legal. Tudo isso sempre foi facilmente encontrado nos CDs do cantor, e em "A Conquista" não é diferente. Mas nem tudo são flores...

Falando sobre o PG

Pedro Geraldo Mazza, o PG, já se envolveu com alcoolisto e drogas durante sua adolescência e teve sua vida restaurada por Jesus Cristo. Se converteu ouvindo músicas do Katsbarnea e Ofigina G3, banda que - ah, o destino - o teria como vocalista no futuro. Aliás, é compositor de umas das músicas mais lindas do Oficina (em minha opinião): Autor da vida.

Quando saiu do Oficina, em 2003, foi taxado por muitos fãs da banda como oportunista. Diziam que PG ultilizara a popularidade da banda de Juninho Afram para alavancar sua carreira solo. Foi o momento de mais baixa popularidade de sua carreira.

Iniciou sua carreira solo em 2004 com o CD Adoração.

Discografia solo

  • Adoração (2004) - Muito bom...
  • De um lado a outro (2006) - Legalzinho...
  • Eu sou livre (2007) - Excelente...
  • A Conquista (2010) - Veremos...

Falando sobre "A Conquista"

A Conquista, a princípio, me causou uma decepção tremenda. O disco anterior do cantor, "Eu sou livre", foi - de longe - o melhor até hoje, e eu esperava algo ainda melhor neste disco: mas não foi o que aconteceu.

Mas, como disse, a má impressão com este álbum foi só uma primeira impressão. Depois de para para ouvir, prestar atenção nas letras e até nas melodias, meu conceito sobre "A Conquista" mudou (continuo achando que não é o melhor, mas melhorou).

A primeira faixa já aponta a primeira falha. Porque não colocar a introdução de 2 minutos (!) em uma faixa especial (introdutória), para a gente não ter que ouvir a introdução inteira antes da música. Algo tão pequeno e simples, que já foi feito em outros discos do cantor, mas que faz diferença.

Mas vamos ao que interessa, comentar as 13 músicas que compõe este álbum:
- legenda: (r) para ROCK e (b) para BALADA.
  • Junto as águas: Primeira faixa do disco. Se não formos nos apegar aquela gafe acima - e nem devemos fazer isso, Junto as águas é muito legal. O refrão é daqueles que fica na cabeça. A letra, que faz uma alusão se referindo a vida das pessoas como um show musical, caiu muito bem. Gostei!
  • Louvarei na tempestade: Virou regra! Agora todo CD do PG deve vir com uma música do Casting Crowns. A escolha desta vez, Praise you in this storm, não foi muito feliz. Deveriam ter feito algumas adaptações na letra (como tirar aquele estranho "Louvarei ao Senhor que dá e tira"). Escolho essa como a pior música do disco. Me decepcionei!!!
  • Como a brisa: Música de divulgação do disco, é bonita. Tem uma letra diferente, foge do padrão, mas ficou um trabalho legal. Destaque para a introdução da música. É para quem curte o estilo "música lenta" do PG, que eu adoro (também!).
  • Eu quero estar: A mais bonita! A minha música preferida. Diferente das outras músicas, tive simpatia com "Eu quero estar" logo na primeira vez que ouvi. O conjunto simples que compõe a música é o destaque. Não há ataque, não há gritos loucos do PG, e isso coube bem a música.
  • Do céu ao inferto: Depois de uma sessão de músicas que nos faz pensar que o PG está virando, definitivamente, um emo, enfim rock'n'roll. "Do céu ao inferto" é MUITO boa. Com uma introdução à lá Batman&Robin, tem solo de guitarra no meio, e nos relembra da nossa hipocrisia com Deus. "Foi chamado de Rei, mas cuspiram em sua face", diz o refrão.
  • Corredor da morte: Nome diferente, não? Essa faixa tem uma das melhores letras deste CD. É difícil de cantar, mas é muito boa de ouvir. Não é o rock mais pesado do CD e o jogo que o PG faz com a voz na música é show!
  • Velho homem: O melhor refrão das músicas deste CD. Também é daqueles que ficam guardados na cabeça. A letra é simplesmente boa, mas o refrão é ciclete. Me peguei cantando essa música em voz alta no ônibus enquanto ouvia no fone, não pude segurar (rs). Como sugere o nome da música, fala sobre nascer de novo.
  • A Conquista: Música que dá titulo ao CD, ironicamente, é a pior do álbum. São mais de oito minutos de música que nem valem tanto a pena assim (aliás, as 1m30s de introdução). A música não é ruim, mas também não é das melhores. É chatinha.
  • Gratidão: Linda! Linda! Linda! Uma música bem pessoal, onde o PG agradece ao Senhor pelo seu ministério, sua igreja, sua família, seus amigos e reconhece a soberania do Senhor em sua vida. Gratidão é uma grata surpresa.
  • Minha esperança: Outra balada com letra muito bonita. Já tive impressão de que essa música parece uma pregação (com excessão do refrão). Gosto dela, mas não está entre as preferidas.
  • Meu prazer: Em Adoração, PG regravou Faz chover. Agora, em A Conquista, ele fez o mesmo com a música Meu prazer. Não há muito o que falar dessa música: é o que já conhecemos.
  • Medo?: Adorei essa música também. A letra confronta, o rock é legal, o solo de guitarra caiu bem. Só não curti muito aquele rap no meio da música. Não combinou!
  • Paraíso: A melhor faixa de rock deste disco na minha opinião! O refrão é outro que contagia, que fica na cabeça. A letra da música é ótima e o ritmo também. Para ter uma boa impressão do CD, favor ouvir "Paraíso" antes de todas as outras músicas - e ela, ironicamente, é a última.

Conclusão

Como já disse no começo, A Conquista não é o melhor CD do PG, mas ainda assim mantém o padrão de qualidade que já conhecemos do cantor desde os tempos de Oficina G3. Desde Eu sou livre o também rockeiro e pastor tem dado valor as baladas (talvez pelo sucesso que elas fizeram no último disco). Aqui, em A Conquista, as melhores músicas são, definitivamente, as agitadas (e olha que eu gosto de baladas, heim!).

Este disco vale a pena! Só não se encha muito de expectativas, como eu, que podem acabar sendo frustradas. Curta bastante o som!

Baixe este CD!

------------

Você já ouviu este CD? Tem uma opinião sobre ele para compartilhar conosco? Deixe um comentário no espaço abaixo!
Quer ver um review de algum CD aqui? Envie seu pedido pelos comentários!


ESTE TEXTO AINDA NÃO FOI REVISADO. SE ENCONTROU ALGUM ERRO DE DIGITAÇÃO OU ORTOGRAFIA, POR FAVOR AVISE :)

2 comentários:

mayara dos anjos disse...

olha tem algus errinhos sim de ortografia........mas agente entende.......nao esquente a cabeça......que pena que algumas
letras nao foram muito boas eu ainda nao ouvi.... mas vamos ver ne vc pode ter uma opçao e eu outra....quando ouvir eu escrevo....

Anônimo disse...

PG é uma fraude... o novo cd são versões de Adrian jesus Romero, um argentino q esta em alta no pais...

Postar um comentário

Comenta aí, vai... Sua opinião é MUITO importante. Que Deus e abençoe.

 

2010 ·[Review] Gospel - Todos os direitos reservados