14/01/2010

[REVIEW] Uma Nova Historia - Fernandinho

Uma Nova História

Confesso que fiquei entusiasmado para fazer o review do disco Uma Nova História, do Fernandinho. Posso dizer com todas as letras que foi um dos melhores álbuns nacionais que ouvi nos últimos tempos, apesar de não ser fã do artista (gosto, mas não sou fã); Na verdade, sequer acompanhei outros discos do cantor.

Antes de falar de “Uma nova história”, em si, vamos falar um pouco sobre Fernandinho.

O Fernandinho

Fernandinho 1

Seu primeiro álbum, “Faz chover”, fez um sucesso enorme (Quem nunca ouviu “Faaaaz chover, faaz chover… abre as comportas do céu”?). Mas os outros CDs não ficaram para trás! Para dizer a verdade, todos os discos do Fernandinho lançaram um hit no mundo gospel: Faz Chover, Se não for pra te adorar, Geração de Samuel, Nada Além do Sangue, Abundante Chuva, são algumas delas. Suas músicas atingem com facilidade os repertórios das igrejas evangélicas do Brasil, e isso é bom!

Discografia

Contando com o alvo deste review, Fernandinho já lançou 5 CDs e 4 DVDs. Os CDs são (na ordem de lançamento): Faz Chover, Abundante Chuva (a partir de agora sem chuva), Geração de Samuel, Sede de Justiça e, o último, Uma Nova História: a estrela deste post. Destes, apenas Geração de Samuel não gerou um DVD.

Uma Nova História: análise

Uma Nova História Media Player

Posso afirmar, com todas as palavras, que este – na minha opinião - foi o melhor álbum do Fernandinho até então. Mas não acho justo comparar com os outros, já que alguns eu nem ouvi por completo ainda. Portanto, vamos focar somente em Uma Nova História.

Não descartaria nenhuma música deste CD. Se tivesse, por obrigação, que escolher uma, ficaria com Eu vou subir a montanha. Não, a música não é ruim! Usei o critério da eliminação: Dentre todas, esta foi a que menos me prendeu. Mas isso é uma opinião muito pessoal! É difícil que todos gostem mais da mesma música.

O ponto alto do disco, na minha opinião, gera um empate: A música Grandes Coisas (Original: God of this City) e a música-tema do disco, Uma Nova História (acompanhada de Deus Tem o Melhor pra Mim é melhor ainda) são as músicas que mais falaram ao meu coração! A primeira me pegou em um momento delicado da vida e a segunda sempre me entusiasma nos momentos difíceis. Também merecem destaque Ainda que a figueira, Pai de Multidões e Fogo Consumidor.

Eu fui comprado é a música mais divertida do disco! Aquela de tirar o pé do chão, sabe!? Quando menos se espera, surge um rap na música (!), que depois vira reggae (!), e a participação de um pastor-rapper faz toda a diferença na faixa. Tudo mundo pulando-pulando-pulando-‘pulandô’…

E, ainda falando de surpresas, não se surpreenda ao encontrar a música “Tudo Entregarei” perdida em alguma das faixas :)

Talvez o ponto fraco deste CD sejam as repetições excessivas: Fernandinho é capaz de fazer uma musica de 5 linhas ter 10 minutos (exagerei, ok). Sabe quantas vezes a música Uma Nova História repete seu refrão!? Nada mais, nada menos que 8 vezes! (sem contar as vezes que é cantada no Deus tem o melhor pra mim) E isso não vem deste CD, pois outras músicas de outros álbuns já tinham essa característica. Ok, as músicas são lindas, mas vamos com calma né…

O disco não é daqueles que você olha e diz: “Nossa! Esse ganha um Grammy”. Não é que ele não merece, mas não traz nada de inovador em termos de qualidade. Não é como, por exemplo, o Depois da Guerra, do Oficina G3, cheio de solos de guitarra e extravagancias que, confesso, eu gostei. Porém, uma coisa eu garanto: TEM UNÇÃO!

Conclusão

Mais uma vez, Fernandinho e banda mostram ser extremamente ungidos por Deus para o que fazem! As músicas deste CD são maravilhosas (daquelas que dá vontade de ouvir sempre), as melodias são diversas, as letras são lindas. Nunca acompanhei o trabalho deste cantor (apenas ouvia uma música ou outra), mas depois deste disco darei mais atenção ao seu trabalho.

Uma Nova História, pelo conjunto da obra, é um CD que eu recomendo! Vale a compra! Mas, antes, dê uma pesquisada no Youtube por algumas das músicas do álbum e tira você mesmo suas conclusões.

E não se esqueça: “Ninguém é como o nosso Deus…”

------------

Você já ouviu este CD? Tem uma opinião sobre ele para compartilhar conosco? Deixe um comentário no espaço abaixo!
Quer ver um review de algum CD aqui? Envie seu pedido pelos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, vai... Sua opinião é MUITO importante. Que Deus e abençoe.

 

2010 ·[Review] Gospel - Todos os direitos reservados