01/06/2010

No mundo gospel, a sanguessuga tem duas filhas...

Em Provérbios 30, versículo 15, está escrito: "A sanguessuga tem duas filhas: Dá e dá. Estas três coisas nunca se fartam e com a quarta nunca dizem: Basta!"

Esse trecho também é muito bem colocado na música "A Sanguessuga", da banda Fruto Sagrado, uma das bandas cristãs com crítica social de melhor qualidade. Mas esse versículo nos faz refletir sobre a atual situação da música gospel no Brasil e no mundo: nós só queremos receber.

O que mais se encontra, hoje, nas músicas religiosas são letras que pedem a unção de Deus, a cura de Deus, o poder de Deus, as bençãos para a direita e para a esquerda. Mas, peraí! Alguma coisa está errada: CADÊ A ADORAÇÃO???

Quantas das músicas atuais exaltam ao Senhor pelo que ele é? Quantas das músicas atuais tiram o foco do maldito "EU" e voltam seu foco para Deus?

O Diabo tem atingido as músicas cristãs de forma sutil. Você canta que é um campeão, um vencedor, que a sua vitória tem sabor de mel, que você quer chuva de bençãos na sua vida, mas esquece de engrandecer e agradecer ao Senhor pelo que ELE É e pelo que ele faz em sua vida todos os dias.

EGOÍSMO LEGÍTIMO!

Pedir não é errado! Muitíssimo pelo contrário, Jesus nos incentivou a pedir: "Até agora vocês não pediram nada em meu nome; Peçam, e receberão, para que a alegria de vocês seja completa" (João 16:25). O problema está no momento em que esquecemos de adorar ao Senhor verdadeiramente para pedir. "Me dá isso, me dá aquilo"... Sanguessuga!

A grande maioria das músicas (e eu não disse todas) que são sucesso na "mídia gospel" hoje em dia tem a figura do EU centralizada, enquanto Deus fica em segundo plano. Numa dessas, até ouvi: "Adorar é o que (EU!) sei, adorar é o que (EU!) sou, nada pode calar um adorador (EU!)"... Cadê a adoração nessa música!? O que vejo é o EU se auto-proclamando um adorador. E só.

Irmãos, amados, adoradores. Da próxima vez que abrirem a boca, prestem atenção no que estão cantando. Mais uma vez, repito: pedir não é errado. Mas há tempo para tudo. Dedique um tempo para a adoração legítima e verdadeira ao Senhor, apague o EU em você que grita por atenção.

Não pude encontrar um cantor melhor que Ademar de Campos - e, consequentemente, uma música melhor que Ele é Exaltado - para ilustrar o que eu falei neste post: a verdadeira adoração na música gospel. Não deixe de assistir:

14 comentários:

Anônimo disse...

Apenas compreendi...
mas lhes garanto que não procede suas colocações...
Fique com Deus.

Review disse...

Agradeço a sua opinião,
mas não retiro uma palavra do que disse :)

Anônimo disse...

Pra quem gosta da banda Fruto Sagrado, visite o site fonteeterna.com pra ver o que está vindo por aí

Anônimo disse...

EI cara na minha opnião você está radicalizando,por que se a gente pede é por que nos cremos que o nosso Deus é grande o suficiente pra cumprir o que pedimos,pois é com nossas petições que o pooder do senhor realmente é visto.Não discordo de você quando fala que somos egoistas pois verdadeiramente somos.Mas é isso ai opniao nao de discuti.
DEUS TE ABENÇOE MEU IRMÃO.
embora eu nao concorde com tua opniao mas eu gostei de tua iniciativa pois so assim eu aprendi mais,conhecimento sempre é bom.

Anônimo disse...

Quando o homem, verdadeiramente, adorar a DEUS, vai receber antes mesmo de precisar pedir...

Calmon disse...

Perfeita colocação, Anônimo.
Pena que não se identificou

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc...
Sou levita e tenho que fazer uma caça ao tesouro pra poder achar músicas de adoração pra igreja...porque só tem músicas que pedem, pedem e pedem...
Somos egoístas mesmo...é da natureza humana! Infelizmente queremos colocar nosso eu acima de Deus...não acho que vc radicalizou não..Paulo disse em Timótio que muitas pregaçoes irão dar coceira nos ouvidos de muitos, pq é duro ver a verdade da condição de nós cristãos, precisamos abrir nossos olhos e ver o Deus real que servimos...e pra que nós nascemos??? Nascemos para adorar e como disse o amigo anonimo: "Quando o homem, verdadeiramente, adorar a DEUS, vai receber antes mesmo de precisar pedir..."
Faço essas as minhas palavras também!

Anônimo disse...

I viѕitеd many web pages except the audio feаture for
аudio songs present at this wеb pаge is
truly marvelοus.

my pаge; best-of-Robotics.Org

Anônimo disse...

Normаlly Ӏ don't read article on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to try and do so! Your writing taste has been surprised me. Thanks, very great article.

my web blog; http://www.airshipdowns.com/

Anônimo disse...

Thanks for the maгvelouѕ pοsting!
I actually enjoуed reading it, you сoulԁ be a grеat authоr.
I will remember tο bookmaгk your blog and will
соme baсk someday. I want to еncouгage you to cоntinue your
great ωгіtіng, have a
nice mоrning!

Аlso ѵisit my web blоg :: http://buzca.info/blog/view/60026/why-do-you-get-weight-when-you-stop-smoking

Anônimo disse...

Thiѕ іs thе perfeсt web site
for everyone who wiѕhes to finԁ out
about thіs toρіc. You unԁerstаnd ѕo much its almost tough to аrgue with you (not that I pеrsonally wоuld want
to…HaHa). Yοu defіnitely put a brand new spin on a
topic that's been discussed for a long time. Wonderful stuff, just excellent!

Here is my web page http://www.peoplesmouth.com/

Anônimo disse...

A further "stunning" entry in the ripped abdominal muscles race is the FlexBelt.
Nonetheless my therapist assures me this was not
the circumstance.

my page android2011.com

Anônimo disse...

Insert your OBD two scanner into this the connector.
Do you know quite a few of these troubles just
require a routine upkeep?

Visit my webpage :: obd ii software ()

Anônimo disse...

A sanguessuga tem duas filhas: Dá e dá.

Postar um comentário

Comenta aí, vai... Sua opinião é MUITO importante. Que Deus e abençoe.

 

2010 ·[Review] Gospel - Todos os direitos reservados